top of page

O Poder de um Sorriso!


Quantas vezes acordamos cansados, em baixo, tristes… caminhamos cabisbaixos para a casa de banho para começar mais um dia, que chatice! Isto é o que acontece com grande parte das pessoas…

Agora experimente algo diferente, até pode acordar cansado(a) e sem forças para começar o dia, mas olhe-se no espelho e sorria, sim sorria para si próprio e diga “És tão lindo(a), gosto tanto de ti!” e vai ver como o dia corre melhor. É um conselho de um profissional da risoterapia, o Prof. Fernando Batista.


Todos nós temos problemas na vida, mas a forma como os vivemos depende apenas de nós e com um sorriso tudo se torna mais fácil.

Sorrir não só melhora a nossa autoestima, como a de quem nos rodeia. E é tão bom ver o sorriso dos outros, porque não mostrar também o nosso?

Não importa se os dentes estão tortos, se usamos aparelho ou temos um desnível na boca, se os lábios são grossos ou finos, o importante é sorrir com vontade!

Está provado que o sorriso tem um impacto muito positivo na nossa vida e na dos outros. Por alguma razão se diz que quem sorri tem uma vida mais longa, saudável e feliz.


O sorriso é como um raio de sol que nos ilumina e nos faz sentir melhor!


O sorriso do ponto de vista de um psicólogo:

O sorriso tem sido objetivo de inúmeras investigações, incluindo em Portugal. Por exemplo, Freitas Magalhães, um psicólogo que se dedica ao estudo da expressão facial há mais de 20 anos, tem livros publicados sobre a temática sendo um deles, "A Psicologia do Sorriso Humano". Além de ser pioneiro em Portugal, é também o diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab) , que conta com vários estudos acerca do sorriso nos portugueses. Segundo este investigador existem três tipos de sorriso: o fechado, o superior e o largo. Contudo, existem muitas outras formas de classificar os sorrisos que damos e recebemos quotidianamente. Por exemplo, o sorriso aberto está geralmente associado a pessoas simpáticas e extrovertidas, já o sorriso constante é muito comum nas pessoas que estão de bem com a vida e transmite força de caráter, enquanto o sorriso verdadeiro, que aparece aos poucos e desaparece gradativamente, transmite confiança e sinceridade. Claro que nem todos os sorrisos têm um significado positivo. Por vezes forçamos um sorriso para agradar o chefe, o colega ou o cliente e isso acaba por ter um efeito contrário. Por isso, nada de sorriso amarelo.

Segundo este psicólogo, para além da alimentação e do sono que são fundamentais para o nosso bem estar, o sorriso tem uma função biopsicológica essencial. Imaginem se um bebé apenas chorasse? Os pais iriam pensar que estava sempre em desconforto. É pelo sorriso que se cria um processo de vinculação e de recompensas interpessoais. O bebé, mais do que ninguém, sabe tirar proveito da exibição do sorriso.”


O SORRISO dura um instante, mas há casos em que não dá para esquecê-lo para o resto da vida. Tem um valor incalculável, mas está ao alcance de todos — o pobre não tem desculpa de não ter condições de dá-lo e o rico, de dizer que não precisa dele.

Por isso toca a SORRIR!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page