top of page

ESCLEROSE MÚLTIPLA

Esclerose múltipla (EM), ou esclerose em placas, é uma doença desmielinizantede com etiologia ainda desconhecida, caracterizada por uma reacção inflamatória na qual são danificadas as baínhas de mielina que envolvem os axónios dos neurónios cerebrais e medulares, levando à sua desmielinização e ao aparecimento de um vasto quadro de sinais e sintomas. A doença manifesta-se geralmente em jovens adultos e é mais frequente em mulheres numa razão de cerca de 3:1. A sua prevalência varia consoante a situação geográfica estudada, entre 2 e mais de 150 casos em cada 100 000 indivíduos, nos países tropicais e nos países nórdicos respetivamente. A EM foi descrita pela primeira vez em 1868 por Jean-Martin Charcot.                                                                                                            

"Origem:Wikipédia, a enciclopédia livre." 

A EM é uma doença crónica, o que quer dizer que dura uma vida e que ainda não tem cura. Diz-se que é a doença das mil e uma faces pois os sintomas podem ser os mais variados possível. Em baixo encontra uma imagem com o resumo dos mais comuns.
Cada pessoa é única e desenvolve sintomas e respostas únicas à progressão da doença. Os casos mais comuns são ilustrados nos gráficos em baixo.
 
Apesar de não ter cura existem tratamentos, tanto a nível terapêutico como de reabilitação. 
Principais sintomas da EM
Principais Formas de Progressão da EM:
Principais Tratamentos da EM:

Tratamentos médicos

  • Medicamentos para diminuir a progressão da doença, como Interferon, Fingolimode, Natalizumabe e Acetato de Glatirâmer.

  • Corticoides para reduzir a intensidade e o tempo de permanência das crises (surtos).

  • Medicamentos para controle dos sintomas, como analgésicos, antidepressivos, relaxantes musculares...

  • Outros, menos comuns como Mitoxantrona, Ciclofosfamida, Rituximab... 

  • Suplementos como Vitamina D, Vitamina B, Cálcio...

 

Fisioterapia e Reabilitação

Geralmente, na fisioterapia são utilizados exercícios de alongamento e fortalecimento muscular que ajudam a manter o movimento dos músculos do corpo, facilitando as tarefas de vida diária.

Além da fisioterapia, pode ser necessário terapia da fala caso o paciente tenha sequelas, como dificuldade para falar, por exemplo.

 

Terapias alternativas

  • Tai-chi

  • Yoga

  • Reiki

  • Acunpultura ou acupressão

  • Picadas de abelha

  • Alimentação

  • ... 

 

 

Esclerose Múltipla

Esclerose múltipla é uma doença caracterizada por zonas isoladas de desmielinização nos nervos do olho, no cérebro e na medula espinhal.

O termo esclerose múltipla é dado pelas múltiplas áreas de cicatrização (esclerose) que representam os diversos focos de desmielinização no sistema nervoso. Os sintomas e sinais neurológicos da esclerose múltipla são tão diversos que os médicos podem falhar o diagnóstico quando aparecem os primeiros sintomas. Dado que o curso da doença costuma piorar lentamente com o tempo, as pessoas afectadas têm períodos de saúde relativamente bons (remissões) que alternam com surtos da doença (exacerbações).

1 / 1

Please reload

bottom of page